sábado, 5 de maio de 2012

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – O PRÉDIO DA PREFEITURA


ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – O PRÉDIO DA PREFEITURA

Enoque Alves Rodrigues

Rua do Mercado do Brejo das Almas
Quando no mês de Janeiro do ano de 1949 o Prefeito Feliciano Oliveira juntamente com seu vice, o Paraibano, visionário e empreendedor, Capitão Enéas Mineiro de Souza inauguraram o prédio onde ainda hoje se encontra instalada a Prefeitura do Município de Francisco Sá, construído pelo Engenheiro Francisco Benfica Veloso, de Montes Claros, era esta a composição da Câmara de Vereadores: Antonio Brito de Oliveira, Antonio Silveira, Gentil Dias de Faria, Oscar Ferreira Porto, Felinto José Pereira, Donato dos Santos Silva, Francelino Dias, Osmani Barbosa, João de Deus Dias, Sebastião Almério Borges e Osvaldo Rodrigues Vasconcelos.

Poderia ocupar-me ainda que com rápidas pinceladas, do resgate de maneira sucinta das biografias ou pelo menos, parte destas, da vida politica e pessoal dos personagens que muito dignificaram mencionada Legislatura. No entanto, mesmo tendo este pequeno e reles genérico de escriba esmiuçado, criteriosamente, registros históricos que dão conta do que foram  e realizaram suas Excelências, poupo-me de quaisquer outras alusões pois não teria como fazê-las sem que me enveredasse pela seara politica que, como todos sabem, por não dispor do domínio do conhecimento, abstenho-me de comentar.

Debrucei-me sobre muitas páginas amareladas pelo tempo, já corroídas por traças, em precário acervo, apenas e tão somente para satisfazer a minha própria curiosidade. Nada, além disso. Esta curiosidade jazia em minha memória desde os meus tempos de infante quando ouvia os mais antigos brejeiros dizerem ter sido até então, aquela Legislatura, a mais perfeita e atuante. Segundo diziam, a que mais projetos de lei apresentou e aprovou para o desenvolvimento da pacata Francisco Sá. Finalizadas todas as “analises profundas,” “cálculos complicadíssimos,“ “noites insones,” “comparações estatísticas em termos de relevância e realizações com outras Legislaturas,” etc., restou-me, como fato consumado, apenas e tão somente a grande decepção. A de que a mui propalada, elogiada e difundida como tendo sido a melhor e mais atuante Legislatura de Francisco Sá, nada teve em seu todo que a tornasse diferente das demais. É possível que o prédio da Prefeitura entregue e inaugurado naquela Legislatura seja um dos principais destinatários de tanto destaque. Quiçá tais conclusões ocorram em minha mente insana por ser eu desprovido do elementar conhecimento do assunto, analfabeto politico e incapaz de saber distinguir o que são os grandes feitos. Já falei para vocês que o “meu forte” está na engenharia. Nada mais.

Assim sendo, prefiro navegar na zona de conforto. Atenho-me, portanto, a assuntos frívolos, menos complexos. Como se falava no Brejo das Almas dos meus tempos: “caititu fora de manada é papo pra onça!”

Na equipe fixa do Engenheiro Benfica, em sua maioria composta por brejeiros locais, havia cinco peões que eram apelidados pelos nativos do brejo de “estrangeiros.” Recebiam esta denominação todos aqueles que não eram nascidos no Lugar. Independente de ser curta ou longa a distância que separava suas localidades de origem de Francisco Sá. Levemos em consideração que as distâncias de antanho eram “muito mais longas” que as de hoje. Os meios de transporte que em dias atuais rompem e tragam em frações de horas as mais longas distâncias, naqueles tempos praticamente inexistiam. Gedeão, pedreiro, preto, alto, magro, era de Quem-Quem. Valdecir, carpinteiro, branco, baixinho e barrigudo, era de Pai Pedro, já Aquiles, servente, moreno, alto e magro, vinha de Caçarema. Manoel, pedreiro, preto, baixo e magro, provinha de Taiobeiras, enquanto que Jurandir, tez e compleição física idênticas, era de Janaúba. Improvisaram um alojamento com caibros cobertos com lona bem no fundo da construção, onde os “estrangeiros” residiam. Ali, todos eles, assim como eu um dia ao chegar aqui em São Paulo, “queimavam a lata” no preparo do rango, cujo ponto culinário exato do tempero, jamais se obtinha. Á noite, beritavam nos bares do velho centro ou iam marcar o ponto na mais famosa ZBM de então. Rezavam para que a construção da obra nunca chegasse ao fim. Tinham o Brejo das Almas como seus portos seguros onde além da liberdade, colhiam o fruto sagrado inerente à remuneração do trabalho com o qual proporcionavam confortos as suas famílias “distantes.”

Mas como tudo nesta vida um dia se acaba, com a construção do prédio da Prefeitura de Francisco Sá, não foi diferente. Após alguns atrasos no cronograma, eis que chega o grande dia da final. Nenhum peão que havia trabalhado naquela obra queria acreditar. Nós obreiros somos assim. Envolvemo-nos de tal forma com as construções, que acabamos criando laços afetivos e quase sempre acabamos por trata-las como se fossem filhos, irmãos, pai, mãe, esposa, etc. Esquecemo-nos de que elas não nos pertencem. E que, na maioria das vezes, sequer podemos voltar a colocar os nossos pés sobre aquilo que um dia, com sangue, suor e muito sacrifício construímos ou ajudamos a construir.  É a vida meu nego. Quantas vezes me vi paradão diante de um arranha-céu qualquer que ajudei a construir em São Paulo? E o pior: quantas vezes guardas impecavelmente fardados saíram de suas guaritas para me perguntar: “o senhor deseja alguma coisa?” Não. Não desejo nada. Apenas observar esta “porra” que eu fiz. “Ah, foi o senhor, parabéns!” 

Bem, sem maiores delongas, o fato é que agora estavam todos ali, vestidos de suas melhores roupas, desnudados de suas botas, calças arranca-toco, camisas surradas e chapéus de palha que foram durante muito tempo suas “fardas,” diante do palanque de Feliciano e Enéas que rodeados da mais alta estirpe Brejeira, faziam os seus respectivos discursos de inauguração. A cada intervalo fonético eram os ilustres oradores ovacionados pela plateia com salvas de palmas sempre iniciadas em pontos estratégicos por puxa sacos previamente designados para aquela função. Em grupo, isolados dos demais participantes, aqueles cinco peões apenas olhavam com tristeza. Não acompanhavam as palmas. Não moviam um músculo. Estavam estáticos. Cumpriam apenas uma formalidade a qual exigia que naquela festa se fizessem presentes o Engenheiro e os colaboradores diretos da obra. Fisicamente seus corpinhos estavam ali. Mas os espíritos vagavam por outras plagas, talvez onde pudessem continuar no sacrossanto dever do trabalho e colher os frutos auferidos. 

Como nada escapava aos olhos de Feliciano e Enéas, não demorou muito para que ambos notassem a aversão daqueles peões em participarem do evento. Notaram também a tristeza que traziam estampada nos olhares.  Foi do vice o Capitão Enéas a iniciativa:

- Benfica! –Gritou ele o nome do Engenheiro da obra em meio à multidão.

- Pois não, seu Capitão. Em que posso atendê-lo?

 - Peça para que aqueles cinco funcionários seus que estão ali agrupados venham até o palanque! 

 - Disse-lhe o Capitão Enéas apontando para o grupo de peões.

Em instantes estavam todos os meus iguais “pés de barro” diante do Capitão Enéas Mineiro de Souza, nordestino porreta, cabra da peste, que em seu tradicional linguajar foi curto e grosso.

- Meus filhos, esperamos tanto por este momento para que hoje, juntos, estivéssemos todos nós aqui cheios de alegrias e entusiasmos comemorando o fim desta tão esperada obra e vejo no “olhar docêis” indisfarçada tristeza. Ao que se deve isto? Que mal os aflige? É festa!

Nós peões, -sim porque na obra, do tapume para dentro, do engenheiro ao servente, somos todos peões- não temos malicia. Assim, uníssonos responderam.

 - É que nós não queríamos que a obra terminasse. Não temos nenhum outro lugar onde possamos trabalhar para continuar sustentando as nossas famílias. Por isso não temos agora nenhum motivo para sorrirmos ou sermos felizes. O término da obra cobre de êxito os vossos propósitos e eliminam os vossos problemas. É exatamente aí que iniciam os nossos. Quem agora vai pagar os nossos salários? Sem salário não há solução!

Raposa velha da politica mineira, Feliciano ignorava a cena ao seu redor enquanto Enéas, também felpudo, mas prático e poderoso, se desvencilhava honrosamente da turba.

- E quem foi que falou aqui que vocês vão ficar sem trabalho? Vocês conhecem o caititu?

- Não, senhor, responderam os peões, “só na panela!”

- E o morro do Sapé, “ocêis conhecem?”

- Não. Não conhecemos!

- Diabos. Ocêis não conhecem nada. Assim fica difícil de ajudar!

- E a Fazenda Burarama. Vocês conhecem?

Responderam todos em uma só voz.

- Conhecemos claro. Esta a gente conhece!

- Diabos. Até que em fim vocês me ajudaram a encontrar uma solução para o problema de vocês. Amanhã, quero que todos amanheçam em minha Fazenda. Tenho lá, por toda a vida,  muito trabalho para vocês e suas famílias. 

Estas famílias cujos sobrenomes preservo por serem influentes na progressista Cidade que  desde o inicio da década de 1960 leva o nome deste grande Brasileiro, foram as primeiras a povoa-la.

É...

Por vezes, ou quase sempre, é na inocência dos nossos propósitos que encontramos as maiores soluções.

E tenho dito!

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

Um comentário:

  1. Informações adicionais do autor:

    Com a morte do Capitão, logo trataram de prestar-lhe aquela que seria a maior das homenagens recebidas, qual seja a de dar o seu nome ao município de Burarama de Minas. Quanto à homenagem, todos foram acordes. Num ponto, entretanto, houve discordância. Uns queriam que Burarama de Minas passasse a se chamar “Eneápolis”, outros de Capitão Enéas. Capitão Enéas é mais contundente. Vai ter uma aceitação rápida, pegará melhor; argumentaram. Prevaleceu a última idéia. Da legalização encarregou-se o Deputado Jorge Vargas, quem, junto ao governador José de Magalhães Pinto não teve dificuldade de fazer aprovar Projeto de Lei No 2.189/65, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.Projeto que se fez lei, publicado no “Minas Gerais”, de 15 de setembro de 1965, autorizando definitivamente a mudança do nome Burarama de Minas para “Capitão Enéas”.

    ResponderExcluir