sábado, 19 de maio de 2012

ENOQUE RODRIGUES: ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – FREDÃO DE TONHAEnoque Al...


ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – FREDÃO DE TONHA

Enoque Alves Rodrigues

CENTRO DO BREJO DAS ALMAS
Ele residia num antigo casarão construido com adobe com fachada em cor verde musgo que ficava a três casas depois da casa da Dona Quino, na alameda central, em Francisco Sá, ou Brejo das Almas, em cujo frontispício se lia “pensão.” Ali ele vivia em companhia de Antônia Claudina Ferreira, a Tonha, e seis bacuris todos eles fora da Escola, apesar de se acharem em idade escolar.
 
Alfredo Dias Severino, 40 anos, agricultor, nascido no Ceará, mas radicado desde criancinha no Brejo, tinha que dar um duro dos diabos para poder sustentar sua grande família. Tonha cuidava das crianças, da casa e da horta, enquanto Fredão trabalhava nas fazendas da região na condição de camarada. A alcunha de Fredão era alusiva ao seu tamanhão de 2,05 metros, uma aberração para a época quando o raquitismo corria solto impedindo que até mesmo os ricos e bem nutridos ultrapassassem a altura de 1 metro e 60 centímetros. Naqueles  cafundós de meu Deus onde orgulhosamente nasci, quando, ao traçarem o perfil de alguém, se mencionasse “estatura mediana,” entender-se-ia que o individuo em referência possuía menos de 1 metro e 60 centímetros de altura. Era esta a nossa média. Um pouco mais que isso já era considerado alto. Hoje a estatura mediana para homens é de 1 metro e 70 centímetros. 

Alfredo, além de alto, era muito forte. Era como vamos ver mais adiante, um “costa larga.” Tremendo “pé de boi” na arte de trabalhar e produzir consumia, com a mesma voracidade em que detonava os eitos de roçados, duas imensas gamelas de comida no almoço e uma no jantar, esta regada a cachaça. A merenda que era servida ás duas da tarde tinha que ser composta de uma rapadura e duas cuias de farinha só para ele. A sua produção diária era superior á produção de dois homens juntos. Mas para contrata-lo o Fazendeiro ou meeiro tinha que ter “bala na agulha”, ou melhor, tinha que ter rango na panela, senão “a máquina” não girava.

Foi durante uma colheita de algodão na fazenda de Rosalino que ficava próximo a fazenda de meu avô, Liberato, que tive a oportunidade de conhecer, pessoalmente, aquela figura. Sua fama eu já conhecia de longa data. Por isso, quando o capataz de Rosalino, de nome Juca, nos informou que Fredão ia trabalhar com eles na colheita daquela safra de algodão, minha curiosidade ficou mais aguçada. 

Manhã de Segunda Feira. O ano era 1961. Atravessei a pinguela do afluente do quem-quem e, de longe, já pude visualizar do outro lado, o algodoal de Rosalino. Aproximei-me. Era verdade. Lá estava ele, o “gigante,” em meio a uma roda de outros camaradas tomando café e palestrando antes de iniciar o batente. Parei-me meio surpreso e pus-me a observa-lo. Mãos longas, mas proporcionais ao corpanzil. Aguardei o inicio das atividades do grandalhão. Desejava ver também como os outros “pequenos mortais” se comportariam. Queria também, se possível, no final do dia, assistir as pesagens das colheitas. Fazer as comparações apesar de nada daquilo me dizer respeito, etc.

Sete horas. Após o tilintar de uma velha enxada a guisa de sirene, assim como são dadas as largadas para as corridas, eis que todos saem cada qual em seu eito de algodão, com sacos amarrados à cintura enquanto os dedos ágeis, em frenéticos movimentos, estraçalham os capuchos, lançando-os aos sacos. Depois de sumirem de vista entre os eitos ou ruas, eis que, num passe de mágica, lá estão todos eles, exceto alguns retardatários, assim como o são nas retas de chegada das corridas, quando nem todos chegam ao mesmo tempo, fazendo a curva de volta, ganhando minha direção. Fredão, para minha decepção, se achava entre os retardatários. Pensei comigo: esse cara não é de nada. É literalmente um bundão. Só tem tamanho e fama. Foi tudo propaganda enganosa. 

Ledo engano. Aquele mestiço, brutamontes só estava mesmo “esquentando os motores.” Quando o relógio assinalou oito horas, o pau quebrou. Como se estivesse enlouquecido, o cara, entre um assovio e outro, deu uma chacoalhada nos quadris, endireitou o espinhaço e começou a cantar. Á maneira que ia cantando avançava sobre os eitos como se a melodia ditasse seu ritmo. Com uma só “mãozada” colhia vários capuchos de algodão e socava-os no saco. Enquanto os outros enchiam um saco ele já havia enchido dois. De longe, com um assovio seguido de um olhar estranho, entre, engraçado e diabólico, gritou para o balanceiro: 

- “Tadeu, seu cabrunco da mulésta, ampria ai o meu espácio próchimo da balância pra mim colocá os saco, apusquê hoje eu tô cum cão e cum a gota serena  e vô tirá seis arroba!”

Caramba. Aquilo não era possível. Principalmente se partirmos do pressuposto de que dificilmente alguém consegue colher mais que 45 quilos ou três arrobas de algodão por dia.

Retornei para a Sede da Fazenda de meu avô e à tarde quando iam iniciar as pesagens, regressei. Subi sobre um mourão que ficava próximo da balança, em meio á montanha de sacos de algodão, e, mais uma vez, pus-me a observar.

O balanceiro Tadeu, ao lado do capataz Juca, com uma velha caderneta onde fazia a contabilidade, sentado na sela de seu cavalo sobre o qual se viam duas grandes bruacas de couro abarrotadas de notas de cruzeiros, numa época abençoada em que ninguém roubava ninguém não só por medo dos efeitos coercitivos da lei dos homens, mas principalmente por temerem a Lei de Deus e o tridente do diabo, não transgredindo um dos mandamentos onde está escrito, não furtarás, ia chamando os peões um por um, por seus respectivos nomes seguidos do total da “apanha” e do valor correspondente ao pagamento da diária.

- Jazão do Brejo, duas arrobas, 20 cruzeiros. Felisbino de Vaca Brava, duas arrobas e meia, 25 cruzeiros. Elpídio do Mangal, uma arroba e meia, 15 cruzeiros. Jacó de Salinas, três arrobas, 30 cruzeiros. Manoel de Taiobeiras, duas arrobas, 20 cruzeiros. Gervásio de Cana Brava, duas arrobas e meia, 25 cruzeiros. Daniel do Catuni, três arrobas, 30 cruzeiros. Geninho de Orion, uma arroba, 10 cruzeiros, etc.

Ao chegar á vez da pesagem da colheita do “gigantão,” o capataz pigarreou, estufou o peitoral, empostou a voz, e, como se fosse proferir um longo discurso, mandou: 

- “Alfredo, de Tonha, pai de seis filhos, Cearense cabra da peste, que mora no Brejo, dois metros e cinco de altura, costas largas, que come duas gamelas de comida no almoço, uma rapadura com duas cuias de farinha na merenda e uma gamela de angu com um litro de cachaça na janta, grande pé de boi para trabalhar, seis arrobas, 60 cruzeiros.”

Com apresentação tão rica em pormenores como esta não me restaram mais dúvidas, mas somente a certeza de que Fredão era realmente imbatível. 

É...

As pessoas, por vezes, pecam pelo excesso de detalhes que nem sempre nos interessam.
E tenho dito!

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada que será lançado agora em maio/12 e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

sábado, 12 de maio de 2012

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ - JARDIM PÚBLICO MUNICIPAL


ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – JARDIM PÚBLICO MUNICIPAL

Enoque Alves Rodrigues

PRAÇA JACINTO SILVEIRA
Quando a 31 de Janeiro do ano de 1969 o Prefeito Eurico Penna da Silveira inaugurou na Praça Jacinto Silveira, em frente á igreja matriz do Brejo das Almas ou Francisco Sá, “igual a ti, outro não há,” o Jardim Público Municipal, poucos Brejalminos acreditavam que aquele projeto havia finalmente se materializado, deixando em definitivo o papel.

Concebido na prancheta daquele a quem poderíamos chamar de “o Niemayer do Brejo,” o Dr. Arthur Jardim de Castro Gomes, parte integrante e indissolúvel da vida de Francisco Sá desde os primórdios, onde exerceu com fervor, transparência, dedicação e galhardia, os mais diversos cargos públicos, inclusive o de Prefeito em gestões coroadas de êxitos e muitas realizações com avanços em todas as áreas administrativas do município os quais hoje fica difícil pontuar.

A execução da obra do Jardim Público Municipal ficou a cargo de Antonio Plácido que muito se desdobrou para que o cronograma fosse cumprido dentro do curtíssimo prazo estipulado por Eurico.
Muitos brejeiros hão de lembrar, pois, afinal, não faz tanto tempo assim. Em 31/01/1969 eu tinha dezesseis anos incompletos e lá estava em meio á quase totalidade da população do Brejo naquela praça, em frente aquele “monumental e gigantesco amontoado de concreto.” Todos queriam assistir ao rompimento da fita inaugural e presenciar aquele feito inédito e indescritível.

Um pouco antes do discurso de Eurico Penna a praça já estava tomada pela multidão ávida por ouvi-lo. Todos se acotovelavam em busca do melhor ângulo onde pudessem observa-lo e escuta-lo sem se perder nenhum detalhe. Baixinho à época, não me restou nenhuma alternativa senão me atracar ao tronco liso da centenária palmeira que ainda hoje insiste em manter-se de pé no mesmo lugar, de onde, enquanto “a cacunda” aguentava, podia visualizar toda a cerimônia que transcorria animada e na mais perfeita ordem. Depois das bênçãos do Padre que proferiu nas escadarias da Matriz uma breve homilia, deu-se, de fato, o inicio dos trabalhos. Eurico iniciou seu discurso ressaltando os feitos que havia realizado até então e as ações que ainda restavam por tomar frente á Prefeitura Brejeira. Enfatizou a importância daquela obra do Jardim Público para os munícipes de Francisco Sá. 

No tronco da palmeira, em pensamento, tentava eu entender a quais importâncias Eurico se referiam. O que haveria de tão relevante numa obra de um pequeno e diminuto jardim onde nem flores existiam? O que, de positivo, agregaria a vida de todos nós, Brejeiros? Seria ou não aquele discurso exagerado e tendencioso que não passava de um monte de falácias desprovidas de qualquer cunho de verdade?

Enquanto eu me via perdido no mundo emaranhado das interrogações, eis que Eurico já se achava finalizando sua fala. Se eu tivesse tido o dom da paciência e sido menos precipitado, certamente que nenhuma daquelas duvidas e questionamentos teriam povoado a minha mente. Involuntariamente, mas como se tivesse lendo o meu pensamento, o grande Prefeito Eurico Penna da Silveira, sim, este “Silveira” pertence á mesma linhagem e estirpe do “cara”. O maior de todos, passou a justificar:

“É possível que algum conterrâneo que aqui se encontra neste momento maravilhoso esteja tentando entender qual seria a importância desse simples jardim público para o Brejo. Quiçá esteja imaginando também que este monumento terá como sua única incumbência segurar a placa que nele se encontra ostentando o meu nome, etc. No entanto, quero dizer que ele muito representará para todos nós hoje e para os pósteros. Durante muito tempo este projeto do Dr. Jardim ficou engavetado porque os meus antecessores não queriam correr o risco de passar por tais questionamentos. As minhas explicações são simples. Tudo que pudermos fazer, por pequenino que possa parecer, para embelezar a paisagem urbana da nossa cidade, ela vai nos agradecer. E, tirando do bolso da camisa duas fotos em branco e preto acenou-as para a multidão: veja aqui em minha mão o antes, onde esta praça se acha sem o jardim, e o depois, onde ela já aparece munida do seu jardim. É ou não é incontestável a diferença? Vocês reconheceriam esta praça se aqui não estivessem?”
Não. Respondemos todos.
É...

Por vezes, dizia um certo politico mineiro de nome José Maria Alkmin, nascido em 11/06/1901, em Bocaiuva. Lembram-se dele? “Em política o que importa é a versão e não os fatos.” No caso em tela que acabo de descrever, esta máxima foi pras cucúias, pois, fato e versão, coadunavam-se. Contra fatos não há argumentos e os fatos estavam ali, em nossa frente, em mãos de Eurico, consolidado incontestavelmente por duas trêmulas, distorcidas e meio desfocadas fotos que muito representavam.

E tenho dito!

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada que será lançado agora em maio/12 e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

sábado, 5 de maio de 2012

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – O PRÉDIO DA PREFEITURA


ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – O PRÉDIO DA PREFEITURA

Enoque Alves Rodrigues

Rua do Mercado do Brejo das Almas
Quando no mês de Janeiro do ano de 1949 o Prefeito Feliciano Oliveira juntamente com seu vice, o Paraibano, visionário e empreendedor, Capitão Enéas Mineiro de Souza inauguraram o prédio onde ainda hoje se encontra instalada a Prefeitura do Município de Francisco Sá, construído pelo Engenheiro Francisco Benfica Veloso, de Montes Claros, era esta a composição da Câmara de Vereadores: Antonio Brito de Oliveira, Antonio Silveira, Gentil Dias de Faria, Oscar Ferreira Porto, Felinto José Pereira, Donato dos Santos Silva, Francelino Dias, Osmani Barbosa, João de Deus Dias, Sebastião Almério Borges e Osvaldo Rodrigues Vasconcelos.

Poderia ocupar-me ainda que com rápidas pinceladas, do resgate de maneira sucinta das biografias ou pelo menos, parte destas, da vida politica e pessoal dos personagens que muito dignificaram mencionada Legislatura. No entanto, mesmo tendo este pequeno e reles genérico de escriba esmiuçado, criteriosamente, registros históricos que dão conta do que foram  e realizaram suas Excelências, poupo-me de quaisquer outras alusões pois não teria como fazê-las sem que me enveredasse pela seara politica que, como todos sabem, por não dispor do domínio do conhecimento, abstenho-me de comentar.

Debrucei-me sobre muitas páginas amareladas pelo tempo, já corroídas por traças, em precário acervo, apenas e tão somente para satisfazer a minha própria curiosidade. Nada, além disso. Esta curiosidade jazia em minha memória desde os meus tempos de infante quando ouvia os mais antigos brejeiros dizerem ter sido até então, aquela Legislatura, a mais perfeita e atuante. Segundo diziam, a que mais projetos de lei apresentou e aprovou para o desenvolvimento da pacata Francisco Sá. Finalizadas todas as “analises profundas,” “cálculos complicadíssimos,“ “noites insones,” “comparações estatísticas em termos de relevância e realizações com outras Legislaturas,” etc., restou-me, como fato consumado, apenas e tão somente a grande decepção. A de que a mui propalada, elogiada e difundida como tendo sido a melhor e mais atuante Legislatura de Francisco Sá, nada teve em seu todo que a tornasse diferente das demais. É possível que o prédio da Prefeitura entregue e inaugurado naquela Legislatura seja um dos principais destinatários de tanto destaque. Quiçá tais conclusões ocorram em minha mente insana por ser eu desprovido do elementar conhecimento do assunto, analfabeto politico e incapaz de saber distinguir o que são os grandes feitos. Já falei para vocês que o “meu forte” está na engenharia. Nada mais.

Assim sendo, prefiro navegar na zona de conforto. Atenho-me, portanto, a assuntos frívolos, menos complexos. Como se falava no Brejo das Almas dos meus tempos: “caititu fora de manada é papo pra onça!”

Na equipe fixa do Engenheiro Benfica, em sua maioria composta por brejeiros locais, havia cinco peões que eram apelidados pelos nativos do brejo de “estrangeiros.” Recebiam esta denominação todos aqueles que não eram nascidos no Lugar. Independente de ser curta ou longa a distância que separava suas localidades de origem de Francisco Sá. Levemos em consideração que as distâncias de antanho eram “muito mais longas” que as de hoje. Os meios de transporte que em dias atuais rompem e tragam em frações de horas as mais longas distâncias, naqueles tempos praticamente inexistiam. Gedeão, pedreiro, preto, alto, magro, era de Quem-Quem. Valdecir, carpinteiro, branco, baixinho e barrigudo, era de Pai Pedro, já Aquiles, servente, moreno, alto e magro, vinha de Caçarema. Manoel, pedreiro, preto, baixo e magro, provinha de Taiobeiras, enquanto que Jurandir, tez e compleição física idênticas, era de Janaúba. Improvisaram um alojamento com caibros cobertos com lona bem no fundo da construção, onde os “estrangeiros” residiam. Ali, todos eles, assim como eu um dia ao chegar aqui em São Paulo, “queimavam a lata” no preparo do rango, cujo ponto culinário exato do tempero, jamais se obtinha. Á noite, beritavam nos bares do velho centro ou iam marcar o ponto na mais famosa ZBM de então. Rezavam para que a construção da obra nunca chegasse ao fim. Tinham o Brejo das Almas como seus portos seguros onde além da liberdade, colhiam o fruto sagrado inerente à remuneração do trabalho com o qual proporcionavam confortos as suas famílias “distantes.”

Mas como tudo nesta vida um dia se acaba, com a construção do prédio da Prefeitura de Francisco Sá, não foi diferente. Após alguns atrasos no cronograma, eis que chega o grande dia da final. Nenhum peão que havia trabalhado naquela obra queria acreditar. Nós obreiros somos assim. Envolvemo-nos de tal forma com as construções, que acabamos criando laços afetivos e quase sempre acabamos por trata-las como se fossem filhos, irmãos, pai, mãe, esposa, etc. Esquecemo-nos de que elas não nos pertencem. E que, na maioria das vezes, sequer podemos voltar a colocar os nossos pés sobre aquilo que um dia, com sangue, suor e muito sacrifício construímos ou ajudamos a construir.  É a vida meu nego. Quantas vezes me vi paradão diante de um arranha-céu qualquer que ajudei a construir em São Paulo? E o pior: quantas vezes guardas impecavelmente fardados saíram de suas guaritas para me perguntar: “o senhor deseja alguma coisa?” Não. Não desejo nada. Apenas observar esta “porra” que eu fiz. “Ah, foi o senhor, parabéns!” 

Bem, sem maiores delongas, o fato é que agora estavam todos ali, vestidos de suas melhores roupas, desnudados de suas botas, calças arranca-toco, camisas surradas e chapéus de palha que foram durante muito tempo suas “fardas,” diante do palanque de Feliciano e Enéas que rodeados da mais alta estirpe Brejeira, faziam os seus respectivos discursos de inauguração. A cada intervalo fonético eram os ilustres oradores ovacionados pela plateia com salvas de palmas sempre iniciadas em pontos estratégicos por puxa sacos previamente designados para aquela função. Em grupo, isolados dos demais participantes, aqueles cinco peões apenas olhavam com tristeza. Não acompanhavam as palmas. Não moviam um músculo. Estavam estáticos. Cumpriam apenas uma formalidade a qual exigia que naquela festa se fizessem presentes o Engenheiro e os colaboradores diretos da obra. Fisicamente seus corpinhos estavam ali. Mas os espíritos vagavam por outras plagas, talvez onde pudessem continuar no sacrossanto dever do trabalho e colher os frutos auferidos. 

Como nada escapava aos olhos de Feliciano e Enéas, não demorou muito para que ambos notassem a aversão daqueles peões em participarem do evento. Notaram também a tristeza que traziam estampada nos olhares.  Foi do vice o Capitão Enéas a iniciativa:

- Benfica! –Gritou ele o nome do Engenheiro da obra em meio à multidão.

- Pois não, seu Capitão. Em que posso atendê-lo?

 - Peça para que aqueles cinco funcionários seus que estão ali agrupados venham até o palanque! 

 - Disse-lhe o Capitão Enéas apontando para o grupo de peões.

Em instantes estavam todos os meus iguais “pés de barro” diante do Capitão Enéas Mineiro de Souza, nordestino porreta, cabra da peste, que em seu tradicional linguajar foi curto e grosso.

- Meus filhos, esperamos tanto por este momento para que hoje, juntos, estivéssemos todos nós aqui cheios de alegrias e entusiasmos comemorando o fim desta tão esperada obra e vejo no “olhar docêis” indisfarçada tristeza. Ao que se deve isto? Que mal os aflige? É festa!

Nós peões, -sim porque na obra, do tapume para dentro, do engenheiro ao servente, somos todos peões- não temos malicia. Assim, uníssonos responderam.

 - É que nós não queríamos que a obra terminasse. Não temos nenhum outro lugar onde possamos trabalhar para continuar sustentando as nossas famílias. Por isso não temos agora nenhum motivo para sorrirmos ou sermos felizes. O término da obra cobre de êxito os vossos propósitos e eliminam os vossos problemas. É exatamente aí que iniciam os nossos. Quem agora vai pagar os nossos salários? Sem salário não há solução!

Raposa velha da politica mineira, Feliciano ignorava a cena ao seu redor enquanto Enéas, também felpudo, mas prático e poderoso, se desvencilhava honrosamente da turba.

- E quem foi que falou aqui que vocês vão ficar sem trabalho? Vocês conhecem o caititu?

- Não, senhor, responderam os peões, “só na panela!”

- E o morro do Sapé, “ocêis conhecem?”

- Não. Não conhecemos!

- Diabos. Ocêis não conhecem nada. Assim fica difícil de ajudar!

- E a Fazenda Burarama. Vocês conhecem?

Responderam todos em uma só voz.

- Conhecemos claro. Esta a gente conhece!

- Diabos. Até que em fim vocês me ajudaram a encontrar uma solução para o problema de vocês. Amanhã, quero que todos amanheçam em minha Fazenda. Tenho lá, por toda a vida,  muito trabalho para vocês e suas famílias. 

Estas famílias cujos sobrenomes preservo por serem influentes na progressista Cidade que  desde o inicio da década de 1960 leva o nome deste grande Brasileiro, foram as primeiras a povoa-la.

É...

Por vezes, ou quase sempre, é na inocência dos nossos propósitos que encontramos as maiores soluções.

E tenho dito!

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

domingo, 29 de abril de 2012

VOCÊ SABIA? JACINTO LUZ, ZÉ ALVES E MASSEIRA!


“Brejo das Almas ou Francisco Sá, igual a ti outro não há...”

- VOCÊ SABIA? 

Enoque Alves Rodrigues

CAPITULO XXXI – JACINTO E ZÉ ALVES

Que Jacinto Luz era sogro de José Alves da Silveira, grandes fazendeiros no Brejo das Almas de antigamente, sendo este último pai de Jacinto Alves da Silveira, principal responsável pela fundação e emancipação do Brejo das Almas, hoje Francisco Sá?
Que o passatempo predileto de Jacinto Luz, sogro de Zé Alves, era a caça de veados? Que ele, munido de uma velha espingarda daquelas que se carregava pela boca, mas que nunca falhava, passava longas noites à espreita dos passos cautelosos do mateiro, pendurado numa forquilha de aroeira que se denominava “espera?” Que mencionada “espera” ficava na copa da mais alta e frondosa árvore que, possivelmente ainda existe e que se localiza exatamente na antiga Estrada de Cana Brava, na mata conhecida por “Baixa da Migrada?”
Pergunta: você, porventura também conhece ou conheceu a mata da “Baixa da Migrada” na antiga estrada de Cana Brava?

Pois é...


- VOCÊ SABIA?

Enoque Alves Rodrigues

CAPITULO XXXII – MORRO DA MESSEIRA

Que o Morro da Masseira é observado em sua total amplitude por uma distância que cobre várias léguas?
Que durante toda a década de 1950/1960 uma grande e resplandecente bola de fogo se levantava do Morro do Mocó, na Fazenda de Antonio Miranda, em altas horas da noite, a qual depois de dar uma volta de 360° sobre a Cidade de Francisco Sá, ou Brejo das Almas, ou vice-versa, durante 60 minutos, ganhava os rumos do Morro da Masseira onde  finalmente depois de estrondoso barulho se desintegrava?
Que todos, assustados, ao vê-la em voo rasante pela Cidade diziam tratar-se do tesouro que o Bandeirante Antonio Figueira havia enterrado no Morro do Mocó e que ela estava se mudando devido ás maldições causadas pela cobiça do povo brejeiro na caça ao tesouro?
Perguntas: você sabe por que o Morro da Masseira tem esse nome? Você acha que é pelo seu formato? Quem foi que primeiro o chamou de “Masseira?”

Com a palavra os “não brejeiros.”

Pois é...

sábado, 14 de abril de 2012

SAUDADE BREJEIRA - FELICIANO E MONTALVÃO - REPRISE

SAUDADE BREJEIRA - REPRISE

Enoque Alves Rodrigues

Bem em frente à Igreja Matriz localizada na Praça Jacinto Alves da Silveira, em pleno centro de Francisco Sá, conversavam Feliciano Oliveira e Montalvão, ambos, candidatos aos pleitos eleitorais de um ano qualquer, bem no inicio dos anos 1960.
O primeiro, meio alto e esguio, tez parda, careca, vestindo terno azul marinho com listras de giz, gravata borboleta - apesar do calor de deserto do Brejo das Almas de então -, e calçado com um par de botas de couro com canos longos que iam até os joelhos.

Já o segundo personagem, baixo, loiro, olhos claros, barriga saliente, calça de brim azul batido, camisa branca amarrotada, igualmente calçando botas de canos longos, num estilo bonachão, ensaiavam o discurso que fariam, logo mais, em um comício qualquer, lá no povoado de São Geraldo.

Eram velhas raposas da política do norte de minas, sendo o primeiro candidato à deputado federal e o outro a deputado estadual.

Dentro da Igreja aonde ambos se encontravam defronte, o Padre Silvestre, naquele momento, já se preparava para mais uma homilia. Fiéis assomavam-se à praça, tocados em seus recônditos pela “fé que remove montanhas”.

O Padre Silvestre, para quem não o conheceu, era um senhor alto, loiro, olhos azuis e, acreditem, muito sistemático. Diziam até que ele neste ultimo quesito conseguia superar, e muito, até mesmo o padre Salu, que todo brejeiro antigo só de ouvir falar o nome, tremia. O Padre Salu, sobre cuja personalidade difícil, já discorri neste espaço, realmente não era uma “boa ovelha”. Ranzinza, chegava muitas vezes ao extremo de expulsar as beatas de frente de seu confessionário a chutes. A molecada fugia dele.
Pois bem, o Padre Silvestre, a quem conheci de perto, não tinha, com toda certeza o temperamento do Padre Salu. Ao contrário, era dócil, tranqüilo, falar manso e um coração bondoso. Tratava a todos com amor e elevado espírito de solidariedade. Mas então, onde é que os dois padres se pareciam tanto? Pois não, os dois se assemelhavam devido ao fato de detestarem política. O Padre Silvestre, que posteriormente tornou-se mais flexível e até se aproximou da política, naqueles tempos era bem radical.

Achavam. Achavam? Não, tinham certeza, assim como a temos nós hoje, que na política brasileira se escondem as maiores mentiras. Que o fator que fomenta a política é a mentira. Claro, guardadas as devidas exceções que, aliás, são muitas. Há muita gente de bem dentro da Política no Brasil. Como Cristãos, e sendo a mentira um dos sete pecados capitais, eles, assim como todo e qualquer cidadão de bem, tinham mais é que abomina-la. Até ai, nenhum problema, não fossem os extremos.

Os dois grandes expoentes da política mineira palestravam descontraída e discretamente, já no meio da pequena multidão que se formava na praça. Ambos tinham o nítido desejo, mineiramente disfarçado, de à maneira que os brejeiros se ajuntassem todos, os dois candidatos, meteriam a mão em um bornal que traziam à mão e... zás... de lá sacariam um santinho com suas fotos e números e entregariam aos pretensos eleitores.
Mas o Padre era mesmo terrível. “Aquellos ojos verdes de mirada serena”, enxergavam mais que pirilampos do Mangal. À distancia e de relance, observava a ação dos dois, também, mineiramente. Fingia não vê-los. Os dois, por incrível que possa parecer, eram também amigos do padre Silvestre. Comungavam, ali. Mas o problema é que estavam fazendo política no lugar errado. No território do Padre. Era local sagrado. E isso ele não tolerava.

Não demorou muito e Feliciano puxou do bornal o primeiro santinho para entregar ao fiel eleitor. Tentou entregar, mas não conseguiu. Ao esticar a mão, pasmem. Assim como num passe de mágica, adivinhem de quem foi a mão que estava estendida para receber o santinho da mão de Feliciano Oliveira?
Sim. Foi ela mesma. Ao vivo e a cores: A mão do Padre Silvestre ali estava a tomar da mão de Feliciano o tal santinho.

Não contente, confiscou-lhe, sob os olhares surpresos dos fieis brejeiros, o bornal, cheio de santinhos.

Sem reagir, Feliciano, polido como sempre, mas também surpreso, apenas sorria...
Enquanto a Montalvão, evaporou-se em meio à multidão.

Pairam-me à mente, até hoje: jamais consegui entender como e de que maneira o Padre conseguiu levar a efeito toda esta ação, sem, sequer, proferir uma única palavra. Eu estava muito próximo e posso afirmar que ele não moveu os lábios.
Foram muito engraçadas e hilariantes as justificativas que os dois candidatos, algum tempo depois ao desembarcarem de uma velha Rural Willys já no povoado de São Geraldo, davam aos seus eleitores:

- “Olha pessoal. Viemos aqui falar com vocês, na condição de vossos leais e prestativos amigos de todas as horas. E todos nós sabemos muito bem que para se lembrar do rosto e da fisionomia de um amigo de verdade, aquele velho amigo que só nos faz bem, não se precisa de fotos. As nossas fotos, com toda certeza, já estão lá dentro da memória de todos vocês, nossos amigos. Mas para que não corram o risco de nos esquecerem, uma vez que a pinguinha do brejo que nós lhes oferecemos já está fazendo lá em vossas ideias, os seus efeitos, lhes informamos que o meu nome é FELICIANO OLIVEIRA. Eu sou o mais altinho e careca. Enquanto este aqui que está ao meu lado, baixinho e barrigudo, é o MONTALVÃO. Obrigado meus queridos amigos e correligionários e até a vitória nas urnas, se Deus assim o permitir!”

É...

Por vezes, quando não se tem a certeza necessária, é melhor abrir o jogo, sem delongas.

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

sábado, 31 de março de 2012

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ - TONICO LOPES

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ – TONICO LOPES

Enoque Alves Rodrigues

Durante muitos anos o único acesso que qualquer ser vivente teria que utilizar para atravessar o Rio Verde Grande, na estrada que liga Montes Claros ao Brejo das Almas, ou Francisco Sá, era pela Fazenda de Tonico Lopes. Havia ali um ponto onde as águas eram baixas propiciando a passagem sem quaisquer dificuldades, de manadas de gado, além de servir de pouso de curta temporada para muitos vaqueiros e, nos tempos das colunas, de bandoleiros a caminho do Sertão.

Grande fazendeiro, Tonico Lopes era muito influente naquela localidade em tempos hoje já muito distantes. O Rio Verde atravessava ao meio toda a extensão de suas vastas e férteis terras, onde ele além de cultivar várias culturas como arroz, milho, feijão, algodão, cana de açúcar, alho e outras, ainda se dedicava a criação de gado de engorda com a qual abastecia os frigoríficos de toda a região. 

Casado com Lindalva com quem tinha quatro filhos labutava aquele grande brasileiro de sol a sol no sentido de prosperar a cada dia. Dotado de índole impecável e coração bondoso, colaborava com todos os transeuntes em passagem por suas terras. Nos períodos de chuva as cheias invadiam grande parte da Fazenda cuja Sede ficava no alto de um pequeno morro. O casarão da Sede funcionava naquelas ocasiões como a uma verdadeira “arca de Noé” porque todos os viajores surpreendidos pela elevação das águas não conseguiam seguir viagem e lá permaneciam até que as águas baixassem. Tonico Lopes a todos socorria sem pedir nada em troca.

Premido pelas circunstâncias, contemporâneo das maiores e mais importantes forças politicas regionais, não demorou muito e aquele sinuoso e íngreme caminho passou a receber as benfeitorias necessárias a sua adequação em prol dos transeuntes para que pudessem utiliza-lo sem riscos ou traumas.

Agora aquele mísero genérico de ponte estava finalmente de cara  nova. A coisa ficou muito bonita. Empedraram grande parte da estradinha que levava à Sede e tudo agora estava às mil maravilhas. Tudo dentro dos conformes. Tudo na paz do Senhor.
Será?

As coisas e as pessoas estão em constantes modificações. O que não está melhorando, está piorando. A vida não é estática, é dinâmica. E ela gira em torno de si própria numa velocidade assustadora que é impossível ao nosso cérebro e raciocínio acompanhar. Aí, como não conseguimos acompanhar, surgem a nossa frente, inicialmente pequenos hiatos que, à medida que não os ocupamos inteiramente, vão se avolumando e, de repente, em fração de segundos nos vimos diante dos mais difíceis e intransponíveis obstáculos já que estamos falando aqui de “estradas,” “pontes,” “acessos,” “passagem”, etc.

É oportuno e de salutar importância ressaltar que segundo estimativas  confiáveis feitas por quem entende realmente do riscado, aproximadamente 95% dos nossos dissabores são atribuídos a nós mesmos, principalmente por nossas incertezas. Quando na maioria das vezes pensamos termos certeza de alguma coisa, partimos para a ação precipitada, exatamente no momento mais inoportuno possível, quando o cavalo selado da vida de há muito já passou, ou sequer se aproximou ainda de nós, e assim, ao nos jogarmos, caímos, inevitavelmente, com os fundilhos no chão. Essas reações adversas acontecem, exatamente porque quase sempre, as nossas ações e atitudes são tomadas em cima dos nossos próprios egoísmos e de interesses mesquinhos. Não conseguimos pensar por muito tempo no coletivo. Já que deitamos, dormimos e acordamos com o nosso “eu” interior, claro está que é mais fácil pensarmos em nós mesmos. Quanto aos outros? Bem... Isto já é uma “outra história.” Não é comigo... Assovie... Olhe para os lados. Disfarça que lá vem gente. Os outros não são da nossa conta. Eles que se virem. Farinha pouca, meu pirão primeiro. Não é assim?

Ele começou a crescer os olhos. A mente dele, antes bem articulada, agora se achava em pandarecos. Pudera, deitava e não dormia. Qualquer coisa dava-lhe nos nervos. Agora a movimentação por suas terras era muito mais intensa. Ele precisava fazer alguma coisa. Tinha que tirar proveito daquela situação. Aquela agitação por suas terras poderia lhe render muitos dividendos. Mas como começar? Até ali jamais houvera lucrado um centavo sequer com isso. Puxa vida ele não havia pensado naquilo! Como foi capaz de ser tão tonto durante todo aquele tempo? Quanto dinheiro ele teria arrecadado se tivesse cobrado antes? Não, não cobraria nada. Teria que ficar como estava. Não lhe parecia justo cobrar de alguém que estava apenas em transito por sua fazenda até porque não havia outro acesso. Não se prevaleceria disso agora. Bem... Pelo menos, por enquanto. Talvez um dia, quem sabe. Estas indefinições por si só já são mais que suficientes para indicar que o caboclo está “balançando.” Que os dois “diabinhos” um do bem e o outro do mal (uai, existe diabo bom?) estão pelejando entre si lá dentro do coité do peão. Quando é assim basta um pequeno empurrãozinho que o sujeito capota. Pois foi o que aconteceu.

José Maquinista. Esse brejeiro foi o primeiro a dirigir um veiculo por aquela região. Era um FORD de bigodes. Ele não era o dono, era chofer e ás vezes conduzia também o Ministro Francisco Sá. Chegou ao anoitecer no casarão da sede da fazenda de Tonico Lopes naquela tarde chuvosa depois de haver atravessado o rio verde. Ele trazia em sua companhia um cunhado seu de nome Raimundo que vinha da Capital. Pernoitaram por lá. Na manhã seguinte o acesso que permitia a passagem para o outro lado do rio verde aonde o viajante podia continuar sua jornada rumo ao Brejo das Almas e região, se encontrava com uma cancela e, ao lado da dita cuja uma placa com letras de forma e erros gramaticais sofríveis  onde se lia: “PERDAGI DE UM CRUZERO PUR CABEÇA TANTO BOI CUMA GENTE. CARRO E CARROÇA UM E MEIO CRUZERO.” Dois capatazes completavam o cenário bucólico de bornal nas mãos, cobrando ou pelo menos tentando cobrar, daquela gente, pelo simples acesso para o outro lado. Utilizavam uma termologia estranha que até então ninguém por aquelas bandas ouvira dizer: “Pedágio”. Dessa forma conclui-se que a mesma tenha vindo da Capital trazida que fora por Raimundo, cunhado de Zé Maquinista.

Mas como é a necessidade que faz o sapo pular, não demorou muito e os transeuntes conseguiram encontrar alternativa mais trabalhosa porque tinham que dar uma grande volta para atravessar para o outro lado, mas menos onerosa, pois não tinham que pagar nada. Precavidos, colocaram outra placa “desvio a 500 metros”. Agora todos passavam por ali. Enquanto no pedágio, ninguém ia. Maior fiasco. A coisa miou. O tiro saiu pela culatra. A esperteza, como dizia Tancredo Neves, acabou engolindo o esperto. Pouco  tempo depois a cobrança foi extinta. Tardiamente, alguém de bom censo veio lhe alertar que aquilo não valia a pena. Que era muito mais fácil para ele continuar sendo bom. Que cobrar dos outros para que transitassem por alguns metros sobre suas terras não era a melhor prática a ser adotada. Que era infinitamente muito mais valioso continuar ouvindo dos passantes o “Deus lhe pague.” “Deus lhe ajude.” “Deus te abençoe,” ou na pior das hipóteses, um “muito obrigado”. Dinheiro nenhum no mundo conseguiria substituir estas simples e fluídicas palavrinhas mágicas que brotavam do coração eternamente agradecido daqueles andantes. 

É...

Por vezes, é preferível deixar como está para ver como é que fica. Se você não tiver certeza sobre que passo dar, que caminho seguir, plantar-se ao chão é o melhor negócio. E reze para que os ventos não o balancem.

E tenho dito!

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 40 anos na área de Engenharia. É Escritor, com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.