sábado, 3 de dezembro de 2011

AS JOIAS RARÍSSIMAS DO BREJO - INTRODUÇÃO

AS JOIAS RARÍSSIMAS DO BREJO  -  INTRODUÇÃO

Enoque Alves Rodrigues

Há algum tempo atrás finalizei a serie de crônicas “As Joias Raras do Brejo”, a qual foi iniciada com “As Joias do Brejo”,  por onde desfilaram personagens que de uma forma ou de outra se destacaram cada qual a seu tempo e que muito realizaram ou ainda realizam, no sentido de tornar o nome de nossa querida Cidade de Francisco Sá, ou Brejo das Almas, conhecido no cenário Nacional. A guisa de ilustração, apenas para volver ao tema, quero ressaltar que no campo do empreendedorismo, solidariedade, autoridade, dedicação e respeito a sua gente, coloquei entre os ilustres personagens de “As Joias do Brejo”, como figura de maior destaque nesta área em minha modesta concepção, o inesquecível “Zeca Guida” ou o Zeca de Cana Brava, ou José Dias Pereira.

Já nas “Joias Raras do Brejo”, no campo Literário e Cultural, pela didática simples, fiel e sintonizada com as coisas e pessoas da região, com muitas das quais tive o privilégio de fruir em infância do convívio, destaquei a grande e inigualável, Karla Celene Campos. No entanto, mencionada série foi iniciada com a Dona Yvonne Silveira, pelos atributos inquestionáveis nesta e em todas as áreas da Literatura, cuja magnitude robusta e resplandecente, dela assim como do seu esposo Olyntho, que também integra esta série, a minha pequenez de matuto brejeiro de cabedal cultural insignificante, que mesmo tendo tido o privilégio de alisar bancos de importantes e renomadas escolas, não consegue mensurar. Eu diria que os atributos intelectuais com os quais  a Dona Yvonne assim como Olyntho foram dotados, estão muito acima “do que supõe a minha vã filosofia.” É muito para a cabeça indouta de um sujeito de intelecto mediano e esclarecimentos parcos. Talvez, após eu subir e descer por várias vezes ou passar por umas trezentas reencarnações, quem sabe estarei apto a definir com a clareza necessária e exatidão de pensamento compatível, a dimensão exata do caráter, bondade e dedicação desses dois grandes e incansáveis colaboradores a quem o Brejo tanto deve. Conjugo, para ambos, o verbo no tempo presente porque não há diferença de esfera para os que são bons e puros.

Fiz esse introito apenas para dizer que conforme eu havia prometido anteriormente, dividiria aquelas narrativas em três etapas: “As Joias do Brejo”, “As Joias Raras do Brejo” e finalmente, “As Joias Raríssimas do Brejo”, esta última série é a que estarei levando a efeito no primeiro trimestre de 2012. Antes, porém, devo antecipar minhas justificativas, pois com a relativa certeza dos mortais, não conseguirei levar adiante a disciplina sequenciada.  Atualmente me encontro envolvido com uma infinidade de grandes projetos que estão consumindo quase todo o tempo deste pobre quase ancião.

A próxima série “As Joias Raríssimas do Brejo” ao contrário das anteriores será mais longa. No entanto, os episódios compostos por pessoas, locais históricos e fatos que tiveram grande relevância para a vida da Cidade e de seus Cidadãos, serão mais curtos e sucintos, dentro do possível, desde que isso não venha desvirtuar os objetivos do entendimento assertivo dos fatos narrados.
É certo que devido até aqui eu ter retratado muito mais os fatos e pessoas do antigo Brejo das Almas ou Francisco Sá, dispenderei, desta vez muito mais tempo com os relatos das localidades históricas e importantes do Brejo e suas adjacências desde a sua fundação, que propriamente com seus personagens. Assim sendo, personagens, cuja vida detalhei  em suas minucias como, por exemplo, o Padre Augusto Prudêncio da Silva, Jacinto Alves da Silveira, Geraldo Tito, Feliciano Oliveira, entre outros, não serão abordados. Talvez, apenas para fazer alguma correção biográfica que porventura a história não registra.
Não terei nenhuma pretensão de monopolizar a verdade do que vier a relatar. Tampouco alimentarei a vã ilusão de que reunirei em torno de mim unanimidades que massageiem o meu ego. Ele já se encontra de há muito massageado pelos afagos de todos aqueles que me prestigiam com a leitura das bestagens que escrevo. Faço isso por puro prazer, pois entendo de muito bom grado dividirmos com os outros um pouquinho do conhecimento do qual somos portadores. Por outro lado, a fonte de onde tiro a minha subsistência através do esforço incessante, está onde sempre esteve: Dentro da Engenharia. É ela que me suga. É por ela que dediquei todos os meus longos anos de estudos e aperfeiçoamentos que perduram até hoje. É definitivamente ela que me proporciona a vidinha simples e pacata,  mas muito digna que levo. Ou seja, escrevo estas bobagens pelo compromisso que tenho para com minha consciência, minhas origens, minha Terra e minha gente. Por puro prazer, diria.

Falando em escrever, informo a muitos que tem me perguntado, que o meu primeiro livro “Liderança Conquistada”, que está sendo  publicado pela Editora Livre Expressão, com data de lançamento a ser definida, ao contrário de quase tudo que escrevo fora da Engenharia, não é sobre o Brejo das Almas. Há somente uma foto aérea do Brejo em sua contracapa com a legenda “foto de Francisco Sá, ou Brejo das Almas, Cidade de nascimento do autor”. A temática é sobre liderança, otimismo e motivação no trabalho e traz em seu conteúdo uma série de episódios por mim vivenciados dentro dos canteiros de Obras desde o inicio de minha carreira. No entanto, alegrem-se, brejeiros, pois o próximo livro que estarei publicando, “O Brejo das Almas em Crônicas” como o próprio título já sugere, é todinho sobre o Brejo das Almas, claro: Lá desfilarão uma coletânea de crônicas inclusive inéditas que escrevi até aqui sobre esta minha Cidade. O lançamento, no entanto é para o ano que vem. Toda a renda e direitos autorais deste livro eu estarei revertendo para instituições localizadas no Brejo. Por isso, como não vivo no Brejo, não sei,  sinceramente, hoje quais instituição seriam agraciadas. Assim sendo, quando estivermos próximos do lançamento, farei uma simples e rápida consulta aos brejeiros locais para me indicarem as instituições as quais, antes de eu definir o direcionamento dos recursos, estarei visitando.

Aproveito este espaço para informar ao Mathias e Célia Dantas, meus conterrâneos que hoje vivem em Montes Claros, que lhes enviei via correio, apontamentos que disponho sobre João Catulino Andrade. Ficaria muito pesado o envio por e-mail. Caso necessitem de mais algum dado complementar, estou à disposição. Claro, desde que me dêem o prazo necessário para que eu faça os levantamentos em minha biblioteca. Como vocês sabem, devido minha exigüidade de tempo preciso que me avisem com muita antecedência. Lembrando que ultimamente, o “grande senhor da razão” não me tem sido um bom aliado. Falta-me tempo para quase tudo. Como procuro ser pontual com minhas coisas, prefiro muitas vezes não assumir compromissos que poderão levar-me ao não cumprimento no tempo exigido. Realmente, como vocês disseram, não há quase nada disponível para consultas na internet a respeito dos principais vultos de nossa Cidade. Entendam que isso é assim mesmo. É como a crônica que escrevi três semanas atrás “A importância da Mídia Eletrônica na Divulgação de Francisco Sá”: http://enoquerodrigues-earodrigues.blogspot.com/2011/11/importancia-da-midia-eletronica-na.html. Aos poucos, graças a iniciativas de obstinados brejeiros que respiram ou já respiraram um dia os ares dessa nossa terra, farão com que ela seja conhecida muito além do que imaginamos, em pouco tempo. No bojo desse rompimento de limites fronteiriços, virão os nomes que um dia por ela lutaram, tombaram, levantaram e seguiram adiante, tornando-a no que hoje é. A história é prodiga em “justiça tardia”. A NET veio em boa hora para agilizar esse processo.

Geraldo Magela, Antônia, Carlos e Dilermando, obrigado pelas palavras de elogios a minha humilde pessoa. Estejam certos de que não sou merecedor. Acho que vocês as endereçaram a pessoa errada. Quanto ás informações que me solicitam sobre a Doutrina, desculpem-me, mas não posso lhes passar nesse espaço. Esse blog eu o utilizo somente para divulgar o Brejo e todo o material postado aqui também é enviado para divulgação em minha coluna no MontesClaros.com, cujos critérios jornalísticos não contemplam mencionada temática. No entanto informo que mantenho há dez anos um site pelo qual divulgo a Doutrina, inclusive resultados de várias pesquisas que realizei sobre o tema. Lá vocês poderão encontrar vasto material. Tenho também um blog com esta finalidade o qual poderão acessar e deixar vossos comentários e perguntas que terei o imenso prazer em responder, claro, se eu souber. Se eu não souber, “perguntarei aos Universitários’ e lhes transmitirei a resposta Deles. Agora, rezem, porque se eles também não tiverem as respostas que vocês esperam, não nos restará outra alternativa, senão a de aguardarmos com “muuuuiiiiiiita paciiiiiiiiência” o nosso “graaaaande momeeeento” que espero, seja daqui há “muiiiiitos aaaaaanos, para vermos, realmente como essa coisa toda funciona lá em cima. Eu, como Mineiro cansado e Brejeiro tranquilo confesso a vocês que não tenho pressa alguma. Aqui em baixo tá bão demais da conta, sô e tudo indica que se eu continuar trabalhando do jeito que trabalho, qual jumento Celestino, a tendência natural “é isso tudo melhorar” e aí, meu nego, “subir pra que? Mas nem cantando”. “E Que os amantíssimos Confrades de Doutrina e companheiros de ideal que comigo militam há quase quarenta anos me entendam e perdoem. Que assim seja!” Rsrsrsrsrs.

Até parece!

Enoque Alves Rodrigues, brejeiro de nascimento e convicção, que atua na área de Engenharia, é Escritor com dois livros a serem lançados, (Liderança Conquistada e Brejo das Almas em Crônicas), Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil. Visitem meu blog: Pra variar, é sobre Francisco Sá: http://enoquerodrigues-earodrigues.blogspot.com/  http://www.facebook.com/profile.php?v=info&edit_info=all&ref=nur

Um comentário:

  1. gosto sempre de ler o que voce escereve sobre meu brejão . moro em sp a 20 anos e fico maravilhado com o que leio aqui . abraços

    Antonio Marcos

    ResponderExcluir