domingo, 27 de maio de 2012

A FÊNIX BREJEIRA II - JESUINO DO QUILOMBO


A FÊNIX BREJEIRA II – JESUINO DO QUILOMBO

Enoque Alves Rodrigues

Ele surgiu em pleno centro da Cidade de Francisco Sá ou Brejo das Almas como se por encanto. Aliás, surgiu como todos eles surgem. Aparentemente do nada. É muito mais natural do que possamos imaginar, que a maioria daqueles que muitas vezes encontramos a trilhar um caminho insólito como se andarilhos fossem, receberam na verdade alguma missão especial a qual nós, desprovidos de um conhecimento que ainda se encontra a milhões de anos luz de distância, ignoramos inteiramente. Estávamos em meio à década de 1950. Caminhava, vagarosamente, manquitolando pelas ruas empoeiradas do Brejo. Trazia às costas um sujo saco de estopa onde podia se constatar o volume de algo em seu interior. Silencioso, jamais abriu a boca para pedir alguma coisa para alguém. Apenas caminhava. Depois de percorrer todas as poucas ruas do Brejo daqueles tempos, sentava-se em frente à igreja e lá ficava observando a paisagem. Depois de muito observar, fixava seu olhar em algum ponto do firmamento e dormia.

O apelido de Jesuíno do Quilombo, ele recebeu de algum engraçadinho talvez pelo fato de sua aparência física com o grande Zumbi dos Palmares pela tez preta, cabelos pixaim, alto e magro. A princípio, muitos acreditavam que o “quilombo” que trazia como sobrenome fosse por ser ele oriundo de uma respeitável comunidade, àquela época, pequeno reduto desta nobre raça, cuja comunidade se localiza ainda hoje no Município de Francisco Sá. No entanto, como se comprovariam depois, ele sequer a conhecia. Não demorou muito e sua verdadeira procedência foi descoberta, por acaso, pelo renomado poeta, jornalista e escritor Brejeiro de inquestionável expressão literária no norte de Minas Gerais, Olyntho da Silveira.

Jesuíno do Quilombo era na verdade Gotardo Apolinário de Souza e descendia de escravos de senhores de engenhos na Bahia, ou precisamente nas imediações de Vitória da Conquista. Ele chegou ao Brejo das Almas trazido por uma coluna de bandoleiros que lhe retiraram do convívio familiar, passando a explora-lo na condição de cozinheiro. No Brejo, aquele bando de sanguinários que estava sempre fugindo da Policia, escolhia os lugares estrategicamente afastados do centro da Cidade para que assim pudesse pinotear a qualquer momento, caso tivesse que recuar de algum confronto eventual com os meganhas. É por isso que ninguém no centro do Brejo das Almas conhecia ou sequer antes houvera tido qualquer contato com Jesuíno do Quilombo. 

Quando naquela cálida madrugada de Setembro o tempo fechou para os lados daquele bando cercado que foi por duas frentes federais que vinham de Montes Claros e de Monte Azul, surpreendido, não lhe restou nenhuma alternativa senão a da fuga vergonhosa e humilhante. Na correria acabou ficando sem seu cozinheiro que por possuir a perna esquerda mais curta que a direita, razão de seu manquitolar, não foi possível acompanhar sua turma. Como ele era apenas um cozinheiro, que nenhum mal houvera causado a qualquer local, não foi difícil a sua acolhida. A cidadezinha pacata de então, acabou por adota-lo como filho. E que filho amoroso ele era. 

Numa época em que os serviços de limpeza pública no Brejo capengavam, aquela alma, munida de galhos da velha palmeira que ainda hoje tremula em frente à Igreja Matriz, na Praça Jacinto Alves da Silveira, varria, graciosamente, todas as ruas por onde passava. Antes, ele tinha o cuidado de jogar água para apagar a poeira. Era por isso que, cansado, depois de finalizar suas tarefas de varrições do dia ele se dirigia para as escadarias da igreja para descansar e dormir.

Educado, Digno e nobre, quando algum brejeiro inadvertido lhe estendia uma moeda ele que na maior parte do tempo ficava silente, falava:  “por favor, meu senhor, guarde-a. Eu nada fiz por merecê-la. Mas eu poderei até aceita-la. Desde que o senhor me ofereça algum trabalho de limpeza ou cozinha para fazer. Os meus superiores não me permitem receber nada sem o devido esforço.”  Sem entender, o interlocutor, bom samaritano, lhe perguntava: mas a quais senhores você se refere? Sempre o vejo ai, sozinho? Ele assim respondia apontando para o Alto: “Eles estão Lá em Cima. Acham-se fora do alcance de nossas vistas mais muito próximo do nosso coração!”

Na gangorra da politica brejeira, Enéas, o Capitão, agora era Prefeito. Feliciano era seu vice. Poucos anos antes o jogo era inverso. O primeiro era vice do segundo. Entendeu? Não? Nem eu. Desvira tudo que você entende. Dá no mesmo!

O que importa é que o Prefeito Enéas, cujo coração de tão grande não cabia no peito, naquele dia ao sair da Prefeitura em direção a Fazenda Burarama, ao passar em frente ás escadarias da Matriz viu, de soslaio, Jesuíno do Quilombo, que voltava com seu galho de palmeira em punho, de mais um périplo de varrição pelas ruas do Brejo. Enéas, a quem nada passava despercebido, apeou. Aproximou-se de Jesuíno e passou-lhe a mão em cumprimento.

- Como vai, meu amigo!

- Bem. E o senhor?

- Bem, também! Você é Brejeiro?

- Não senhor. Sou Baiano!

- O que fazes com este ramo de palmeira na mão? Quis saber o Prefeitão Enéas Mineiro.

- É o meu instrumento de trabalho. Com ele eu faço a limpeza das ruas desta Cidade, que estão, diga-se de passagem, um verdadeiro lixo. Aliás, toda esta Cidade está uma porqueira só que dá gosto. Até parece que não tem Prefeito!

O Capitão, não perdia o rebolado jamais. Com simpatia e ternura, fitou Jesuíno de alto a baixo. Mesmo não sendo Mineiro além do sobrenome, sabia matutar e medir as palavras antes de proferi-las, próprio daqueles, que assim como eu, nasceram nas Alterosas. Foi aí que após pensar bastante, abriu os braços e um grande sorriso, e se apresentou:

- Pois é, meu amigo. Muito prazer! Talvez você ainda não saiba, mas sou eu o Prefeito desta Cidade que se chama Francisco Sá. Quero lhe informar que estou me empenhando o máximo para torna-la a mais limpa possível e com a sua ajuda, vamos conseguir!

- “E por que é que o senhor acha que eu estou lhe falando assim? Vossa Mercê pensa que eu que sempre me mantive calado falaria isso para qualquer um? Eu sou pobre e sujinho de roupa mais limpinho de coração. É por isso que eu só falo com o dono dos porcos. O senhor tem que convocar todo mundo para me ajudar a fazer a limpeza senão daqui a pouco as cobras vão sair dos brejos e vão invadir as casas. É muito trabalho para uma pessoa só... O senhor não acha?”

A partir daquele dia instituiu-se em definitivo o serviço de limpeza pública na Cidade.

É...

Por vezes, a chacoalhada vem de onde menos se espera. De pessoas que seriam inimagináveis, não tivessem boca.

Enoque Alves Rodrigues, que vive em São Paulo, é brejeiro de nascimento e convicção. Atua há 41 anos na área de Engenharia. É autor do livro “Liderança Conquistada” que já se encontra nas melhores Livrarias de São Paulo e poderá ser pedido diretamente pelo e-mail: enoque.rodrigues@ibest.com.br . É Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário